Muriaé Virtual



A história da lanhouse Centro de Inclusão Digital Muriaé Virtual



O Início


Em 2008 surgiu uma oportunidade de Luciano Silva assumir a direção de uma lanhouse estabelecido na Praça São Paulo, no Centro de Muriaé MG. Naquela ocasião o negócio estava indo mal porque as proprietárias tinham outros afazeres e, além de pagar funcionário, tinham despesas com presenças constantes de técnicos para formatar os computadores ou tirar vírus. Isso onerava demais o caixa, tornando o negócio desinteressante. E Luciano era um candidato perfeito pois tinha tempo disponível e contava com larga experiência na área de manutenção de computadores.

Melhorias


Visão do interior da loja: fundos. Quando assumiu o negócio, Luciano percebeu que o sistema de controle do caixa contava com meros 270 clientes cadastrados e uma receita oriunda unicamente de acessos, impressões, venda de sorvetes e balas. Analisando a clientela que frequentava a loja, o empreendedor logo percebeu que era preciso aumentar a receita, bastando incrementar serviços e acrescendar produtos. Com isso ele estabeleceu parcerias com novos fornecedores, como por exemplo um fabricante de picolés e sorvetes que mantinha emprestado um freezer dentro da loja. Também passou a comprar variados doces e biscoitos em lojas de atacado, vendeu crédito para celular e VOIP, produtos da coca-cola, revendedor oficial de créditos da Level Up, adquiriu novas impressoras para realizar serviços gráficos, xerox e de impressão com qualidade. Também contratou uma funcionária muito educada e atenciosa que fez a diferença no atendimento. Também ampliou o sinal da internet e adquiriu mais computadores.

Estratégia de Marketing


Fachada da loja (ainda com o nome antigo) no dia do aniversário. Foram várias as estratégias de marketing promovido por Luciano Silva. Entre anúncios em jornais, moto som e fachada nova, ele implantou muitas promoções criativas e atraentes que conquistava muitos clientes pela diversão que era participar dos eventos, bem como pela segurança absoluta que seus computadores possuiam. Muitas promoções se destacaram: sorteio de aparelhos de celular, aquário completo, sorvetes, e muitas horas grátis uso dos computadores. No memorável dia em que a loja fez aniversário de um ano, e ainda se chamava Diversão Virtual, Luciano realizou um dia inteiro de promoções nunca antes visto na cidade.

Evolução do Negócio


Visão do interior da loja: frente. Quando assumiu a lanhouse, a loja tinha o sugestivo nome de "Diversão Virtual". Porém, com o tempo, Luciano Silva conheceu através do Orkut um grupo de empresário todos donos de lanhouse, mas que apresentavam um comportamento diferente, mais evoluído. Foi então que Luciano descobriu que lanhouse era um termo em desuso tanto pela proposta do negócio quanto pela perseguição que as autoridades tinham para um suposto negócio que "incentivava alunos a matarem aula para ficar jogando na internet". Sabíamos que não era verdade, mas todos os dias muitas lanhouses no Brasil sofriam inspeções e batidas pelo pessoal do Conselho Tutelar e Juizado de Menores, no intuito de ficalizar se o ambiente estava adequado e se haviam alunos cabulando aulas presente no estabelecimento.

Associação


O Presidente da ABCID, Mário Brandão, esteve presente na Muriaé Virtual e foi destaque na imprensa local. A forma como esser grupo de donos de lanhouse lidou com a situação era através da profissionalização do negócio, excluindo a atividade de games nos computadores e tornando o ambiente mais voltado para adultos e prestação de serviços. Assim surgiu a Associação Brasileira dos Centro de Inclusão Digital (ABCID), que orientava donos de lanhouses a mudarem a forma como interpretava seu próprio negócio. A ABCID tem uma diretoria diversificada por membros de vários estados do país, onde Luciano Silva foi convidado a assumir a função de suplente, representando o estado de Minas Gerais. Houve até uma oportunidade em que Luciano conseguiu agendar uma visita a Muriaé do Presidente da ABCID, Mário Brandão, para que ele pudesse conhecer como era a estrutura das lanhouse locais e discutir sobre o futuro do negócio no naquele cenário atual. Além de visitar a Muriaé Virtual, o Presidente também foi conhecer a Distração Virtual, maior lanhouse de Muriaé naquela época. Logo em seguida à visita do Presidente da ABCID, Luciano decide mudar o nome do seu negócio para "Centro de Inclusão Digital Muriaé Virtual" e conseguiu se posicionar no mercado muriaeense como a segunda melhor lanhouse da cidade, segundo os seus clientes.

Saindo do Ramo


Dois fatores contribuíram para que Luciano não continuasse à frente do seu negócio. O primeiro foi que apesar de todo esforço e melhoria, e cerca de 15 horas diárias dedicadas à loja, de domingo a domingo, o baixo retorno financeiro era muito desmotivador. Os custos eram cada vez mais altos (energia, aluguel, salário de funcionário, encargos tributários, fornecedores, reposição de materiais, contador etc) embora o valor da hora cobrada pelo uso dos cumputadors quase não era alterada. Mas era um problema comum em todo o país. Era a fase decadente deste modelo de negócio no Brasil. O acesso à internet estava se tornando melhor e mais barato e qualquer um podia comprar um computador nas Casas Bahia pagando em 10 prestações. Todos os dias ouvia-se falar de alguma lanhouse fechando as portas em Muriaé ou em outras cidades. Não bastasse a crise do setor, uma perda significativa na família abalou a estrutura emocional de Luciano, que ficou sem forças para lutar contra aquela situação: o falecimento da sua mãe.

Diante de toda aquela situação, ele anunciou a venda da loja e não demorou muito um analista de sistema se interessou em assumiu o controle do negócio, permanecendo à frente do mesmo por cerca de mais um ano. Ao longo dos 18 meses em que foi proprietário, Luciano entregou a loja com muitas melhorias. Agora o sistema contava com cerca de 2.700 clientes cadastrados, uma boa reputação no mercado e uma receita quadruplicada em relação ao seu início. Naquele momento essa etapa em sua vida estava encerrada.

Obs: Que conhecer o local onde a Muriaé Virtual funcionava? Então clique em:

• Google Maps: https://goo.gl/0oeDRO
• Google Street View: https://goo.gl/Mh27L7

566


LINKS: Home | Quem Sou | Artigos | Educação | Literatura | Fotos | Fale Conosco | Mapa do Site


REDES SOCIAIS: Facebook | Twitter | Instagram | Googleplus | Youtube | Linkedin